Pesquisa global aponta que 43% dos professores se sentem preparados para o uso de TDIC
- Cláudia Baia
- 29 de mar. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 4 de abr. de 2022

As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), são uma tendência para gerar inovações na área educacional: Metodologias ágeis, Ferramentas colaborativas por meio da nuvem, Inteligência Artificial e Design Thinking.
Resultados da pesquisa OCDE TALIS revelam que 43% dos professores se sentem preparados para o uso de TDIC. O relatório internacional é baseado na voz de educadores, e aponta as várias dimensões do profissionalismo de professores e líderes escolares em todos os sistemas educacionais.
Ainda, de acordo com a autonomia das instituições, e a individualidade de seus projetos pedagógicos, o CIEB sugere um conjunto de Diretrizes para a construção de componentes curriculares para o desenvolvimento de competências digitais:
1. Pesquisa e reflexão-ação (educador como pesquisador reflexivo); 2. Design de experiências e de ambientes de aprendizado (educador como designer); 3. Liderança (educador como líder); 4. Desenvolvimento profissional contínuo (educador como lifelong learner); 5. Cidadania digital (educador como cidadão digital); 6. Inovação, futuro e resolução de problemas complexos (educador como inovador).
No cenário atual, é urgente a necessidade de apresentar instrumentos de apoio à construção de componentes curriculares que garantam as condições necessárias ao desenvolvimento das competências digitais docentes.
Fontes:
OECD (2019), TALIS 2018 Results (Volume I).
Foto de Andrea Piacquadio no Pexels.
コメント